Apresentação de Pastor - DESCONFINADOS feat. To Solto #Crossover

                   

O pastor dos pastores

 

Os apóstolos se reuniram com Jesus e relataram tudo o que haviam feito e ensinado. Ele lhes disse: “Saiam para um lugar deserto e descansem um pouco.” As pessoas iam e vinham em grande número e não tinham oportunidade nem para comer. Então eles saíram no barco sozinhos para um lugar deserto. As pessoas os viram indo embora e muitos vieram a saber disso. Apressaram-se a pé de todas as cidades e chegaram ao lugar diante deles.
Quando ele desembarcou e viu a vasta multidão, seu coração sentiu pena deles, pois eles eram como ovelhas sem pastor; e ele começou a ensinar-lhes muitas coisas.
Uma das primeiras imagens de Cristo na igreja foi a do Bom Pastor. Ícones na Terra Santa e em Roma retratam Cristo com um cordeiro sobre os ombros em lugares que datam dos primeiros séculos da igreja. Entretanto, como vemos nas leituras de hoje, a imagem do Senhor como pastor remonta ao tempo de Davi, e até mesmo atrás de José, outro pastor pastor que se tornou um grande líder de Israel séculos antes da unção de Davi.
Em nossa primeira leitura hoje, o profeta Jeremias fala explicitamente de um grande governante que virá pastorear Israel novamente. Nos tempos de Jeremias, o reino de Davi se dividiu em dois, e o reino do norte já caiu para os assírios. O reino do sul de Judá já começou a cair no exílio babilônico; Jeremias profetiza a queda de Jerusalém a menos que Judá se arrependa, mas é amplamente ignorada. A queda de ambos os reinos resultou da decisão de buscar o poder do mundo, em vez de cumprir a missão do povo de Deus de servir como uma nação de sacerdotes e permanecer santo e verdadeiro ao pacto. O Senhor chamara os dois reinos para serem pastores para os israelitas e judeus.
Em vez disso, os pastores tinham traído os rebanhos, advertiu Jeremias, e a ira do Senhor estaria neles:
Ai dos pastores que enganam e dispersam o rebanho do meu pasto, diz o Senhor. Portanto, assim diz o Senhor Deus de Israel contra os pastores que apascentam o meu povo; espalhaste as minhas ovelhas e as afugentei. Você não se importou com eles, mas terei o cuidado de punir seus atos malignos. Eu mesmo reunirei o remanescente de meu rebanho de todas as terras para as quais os conduzi e os trarei de volta ao prado; lá eles devem aumentar e multiplicar. Eu nomearei pastores para os pastores, para que não precisem mais temer e tremer; e não falta nenhum, diz o SENHOR.
Eis que vêm os dias, diz o SENHOR, quando eu erguer um ávido tiro a Davi; como rei reinará e governará sabiamente, fará o que é justo e reto na terra. Nos seus dias Judá será salvo, Israel habitará em segurança. Este é o nome que eles lhe dão: “O SENHOR, nossa justiça.”
O povo do Senhor tinha sido desviado, e o poder daqueles pastores tinha que ser destruído. Essa foi uma lição que o Senhor teve que ensinar repetidamente - que o poder dos pastores vem Dele, não de si mesmos e certamente não para si mesmos. O dever de um pastor é cuidar carinhosamente de cada um de seus membros, protegê-los de todos os perigos, impedi-los de se desviar e conduzi-los a pastos seguros e depois voltar para casa.
A leitura de hoje do mais conhecido de todos os salmos, Salmo 23, Salmo 22 em alguns arranjos, é um poema de conforto para o rebanho. O salmo de seis versos de Davi expressa alegria no Senhor como pastor, mas também é uma instrução sobre pastorear para aqueles que servem ao Senhor. Tal pastor deve prover comida, água, proteção e cuidado amoroso.
Jeremias promete que o Senhor providenciará um grande Pastor da Casa de Davi para cumprir a missão do povo de Deus. Zacarias também o faz no tempo do primeiro retorno do cativeiro babilônico, mais de um século depois de Jeremias. A promessa de um novo pastor para Israel era bem conhecida na época em que o Evangelho de Marcos faz referência a Jesus como pastor ao lidar com a multidão, e no momento em que Jesus usa a imagem incisivamente em Suas parábolas.
Nesta leitura do Evangelho, Jesus cumpre essa profecia de duas maneiras. Marcos faz referência explícita à imagem em Seu amor e cuidado com a multidão. No entanto, o abrigo de Jesus dos discípulos remonta à promessa de Jeremias do Senhor de fornecer novos pastores a Israel também.
Considere o que deve ter sido para os discípulos. Eles não tomaram provisões, confiando na caridade daqueles que visitaram. Nós não sabemos quanto tempo ou longe eles viajaram, mas tinha que ter sido algum tempo e distância para efetivamente espalhar a palavra. Ao contrário daqueles que viajam nos dias de hoje com smartphones e conexões de Internet, eles não tinham como se comunicar com um escritório em casa até que eles mesmos retornassem a Jesus. Os discípulos tinham que fazer isso em uma terra sob ocupação estrangeira, onde as pessoas às vezes não eram muito receptivas à mensagem, como os nazarenos estavam antes de partirem. Apenas o mero ato de ir nesta missão era um ato de tremenda fé, não sabendo ao certo quando eles retornariam ou mesmo se todos se encontrariam novamente.
Quando eles retornam, os discípulos deviam estar exaustos, mas ainda assim queriam contar a Jesus tudo sobre suas viagens e sucessos. Jesus, no entanto, está mais preocupado com eles. Ao invés de fazê-los continuar a trabalhar, Ele os leva a um lugar onde eles podem descansar e se recuperar de sua jornada. Nas palavras do Salmo 23, Jesus os conduz a um “pasto verde”, onde lhes dá descanso. O objetivo disto parece ser refrescar seus corpos, mas talvez também refrescar suas almas.
No entanto, tendo atraído uma multidão, Jesus percebe que Ele agora deve pastorá-los também. Depois de passar várias horas ensinando-os, os discípulos lembram a Jesus que as pessoas precisarão comer antes de partir e perguntar o que devem comprar. Ao invés de providenciar comida para os discípulos, Jesus realiza o milagre da Multiplicação, fazendo de cinco pães e dois peixes em comida mais do que suficiente para milhares. Mais uma vez, Ele providenciou um pasto e o refresco de corpo e alma, desta vez para a multidão assim como para os discípulos.
Quando Jesus enviou os discípulos para a missão, Ele os fez pastores, procurando as ovelhas perdidas e ajudando-as a voltar para casa. Jesus então refrescou os pastores para que pudessem participar no fornecimento de “pastos verdes” através da multiplicação. Jesus “designou” esses pastores sobre o Seu rebanho exatamente como Jeremias profetizou, para que “não precisemos mais temer e tremer”.
Jesus pastor os pastores, assim como todos nós. Ele os nomeou para agir em Seu lugar após o fim de Sua missão na Terra. Por sua vez, todos eles encontraram ovelhas perdidas para serem reunidas em Seu rebanho, em Sua igreja, como Paulo fez em várias cidades. Como ele escreveu aos Efésios, “através Dele nós temos acesso em um só Espírito ao Pai”, que prometeu que todos os que desejam pastos verdes e descanso serão reunidos a Ele. Eles continuam essa missão até hoje.
É por isso que a imagem de Cristo Bom Pastor é tão duradoura. Traz não apenas esperança, mas conforto e um fim ao medo. Mesmo aqueles que foram desviados ainda podem encontrar o caminho de volta para casa, pois o Pastor dos pastores continuará chamando todos nós de volta para casa.












                       
Apresentação de Pastor - DESCONFINADOS feat. To Solto #Crossover Apresentação de Pastor - DESCONFINADOS feat. To Solto #Crossover Reviewed by Bom Humor Gospel on setembro 30, 2018 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.