Dona Maria irmã Maria ♫ - Paródia Gospel | Tô Solto

Levita - com Jhour Bayron

                  

O Eleito de Deus no Antigo Testamento

Por todo o Antigo Testamento, Deus escolheu pessoas específicas para funções especiais - mas não incondicionalmente.
Tanto na teologia calvinista quanto na católica, os “eleitos” de Deus são freqüentemente entendidos como as pessoas que Deus escolheu para serem salvos no último dia.
Recentemente, nós olhamos para lugares individuais e pessoas que Deus “escolheu” no Antigo Testamento.
Entretanto, na teologia, “os eleitos” são freqüentemente considerados como um grupo, então o que o Antigo Testamento tem a dizer sobre grupos de pessoas que Deus escolhe?
Eleição Corporativa
Além de escolher locais e indivíduos, Deus também escolhe grupos de pessoas no Antigo Testamento. Podemos nos referir a essa forma de escolha como "eleição corporativa".
O patriarca como dito para ser escolhido por Deus 2 Macc. 1:25, e sua eleição desempenha um papel especial no relacionamento de Deus com Israel mais tarde, como veremos.
Os sacerdotes e levitas também são escolhidos por Deus.
O rei Ezequias diz aos sacerdotes e aos levitas: “O Senhor escolheu você para estar em sua presença, para ministrar a ele e para ser seus ministros e queimar incenso para ele” 2 Chron. 29:11. Isso nomeia várias funções que os grupos executam.
Em outros lugares, diz-se que os sacerdotes são escolhidos para “ministrar a ele e abençoar em nome do Senhor”, bem como desempenhar funções judiciais Deut. 21: 5.
Enquanto isso, diz-se que os levitas foram escolhidos para levar a arca perante o Senhor e ministrar a ele 1 Cron. 15: 2.
Dizem também que os descendentes de Davi foram escolhidos para governar Israel Jer. 33: 23-26.
E a tribo de Judá, da qual Davi veio, é dito ter sido escolhido para ser o líder das tribos de Israel 1 Cron. 28: 4; cf. Ps. 78:68
De longe, o assunto mais comum das eleições corporativas, no entanto, é o próprio Israel.
Sua eleição é enfatizada em numerosas passagens Deut. 4:37, 7: 6, 7, 10:15, 14: 2, 1 Reis 3: 8, 1 Cron. 16:13, Est. 16:21, Ps. 33:12, 105: 6, 43, 106: 5, 135: 4, Senhor. 46: 1, Isa. 14: 1, 41: 8-9, 43:20, 44: 1, 2, 45: 4, 65:22, Jer. 33: 23-26, Ezequiel. 20: 5
A função ou propósito da eleição é repetidamente declarado para Israel ser o povo de Deus, Deut. 7: 6-7, 10:15, 14: 2, Sl. 135: 4; cf. Ps. 33: 12 - isto é, uma nação com a qual ele tem uma relação única, diferente da maneira como ele se relaciona com outras nações.
Não é incondicional
Como nas outras formas de eleição, a eleição corporativa pode ser condicional.
Já observamos que os levitas, incluindo os sacerdotes entre eles, foram consagrados ao serviço de Deus por causa de suas ações após o incidente do bezerro de ouro Ex. 32:29.
Os descendentes de David foram escolhidos para governar com base no fato de que David agradou a Deus, que então fez uma aliança dinástica com ele 2 Sam. 7:16, 1 Reis 2: 4, 2 Crônicas 6:16, 7: 17-18, Sl. 132: 12; cf. 1 Sam. 13:13, 1 Reis 11:38.
A escolha de Judá para liderar as tribos Gênesis 49: 8, 10 baseia-se no fato de que Reuben se desqualificou porque profanou a cama de seu pai (Gn 49: 3-4); cf. 35:22, enquanto Simeão e Levi se desqualificaram quando mataram os heveus Gen. 49: 5-7; cf. 34: 25-31. Com os três filhos mais velhos se desqualificando, a autoridade passou para o quarto filho, Judá.
A base para a seleção de Israel como povo escolhido de Deus é interessante. Deus especificamente lhes fala sobre o que a escolha não foi baseada: “Não foi porque você era mais numeroso do que qualquer outro povo que o Senhor colocou seu amor sobre você e escolheu você, pois você era o menor de todos os povos” Deut. 7: 7
Em vez disso, Israel foi escolhido "porque o Senhor te ama e está mantendo o juramento que jurou a seus pais" Deut. 7: 8
Aqui dois fatores são citados: O amor do Senhor e seu juramento aos patriarcas. Deuteronômio em outra parte liga a escolha de Deus de Israel ao seu amor pelos patriarcas Deut. 4:37, 10:15.
Mais tarde, no Novo Testamento, a eleição de Israel é diretamente declarada como baseada no amor de Deus pelos patriarcas “em relação à eleição, eles são amados por causa de seus antepassados”, Rom. 11:28
Embora seja comum hoje falar de amor incondicional, o amor é freqüentemente condicional baseado em alguma coisa. O fato de uma mulher ser bonita pode estimular o amor de um homem por ela; o fato de alguém ser parente ou amigo pede amor; etc.
E quanto ao amor de Deus pelos patriarcas? O Novo Testamento atesta que os patriarcas agradaram a Deus Heb. 11: 1-2, 8-9, 17-21, mas mais precisamente, Deus faz o juramento inicial a respeito dos descendentes de Abraão especificamente como recompensa pelo que Abraão fez.
Depois de resgatar seu par de parentesco de Kedorlaomer e os reis com ele, depois de pagar o dízimo a Melquisedeque, e depois de se recusar a ser recompensado pelo rei de Sodoma, Gen. 14, Abraão recebe a promessa de uma recompensa de Deus. Ele é especificamente dito, "sua recompensa será muito grande" Gn 15: 1.
Quando Abraão questiona como isso acontecerá, já que ele não tem um descendente (Gn 15.2-3), Deus faz um pacto com ele, prometendo vários descendentes que terão um destino glorioso (Gn 15.4-21).
É quando ele acredita na promessa a respeito de seus numerosos descendentes que Deus “considerou isto para ele como justiça” Gênesis 15: 6, que o Novo Testamento liga a ele sendo chamado de “amigo de Deus”. 2: 23 - uma designação dada em outra parte no Velho Testamento 2 Cron. 20: 7, Isa. 41: 8
A promessa patriarcal que elege Israel, portanto, não é uma escolha arbitrária, mas baseia-se no fato de Abraão - o amigo de Deus - agradar ao Senhor por suas ações, como fizeram os outros patriarcas.
Não solúvel
Essas formas de eleição também poderiam ser retiradas dos indivíduos. Isso não aconteceu com os patriarcas, que estavam mortos há muito tempo quando os textos foram escritos, mas aconteceu com indivíduos pertencentes aos outros grupos.
Assim, dois dos sacerdotes originais - os filhos de Arão, Nadabe e Abiú - foram rejeitados como sacerdotes quando ofereceram “fogo impuro” diante do Senhor, e morreram como resultado Lev. 10: 1-2.
Da mesma forma, Eli e seus filhos profanaram seu ofício e morreram 1 Sam. 2: 12-17, 22-36, 4: 11-18.
Deus rejeitou os sacerdotes que ministravam nos dias de Oséias, dizendo: “Meu povo é destruído por falta de conhecimento; porque você rejeitou o conhecimento, eu rejeito você de ser um padre para mim ”Hos. 4: 6
Descendentes individuais de Davi também puderam, através do pecado, perder seus lugares como governantes do povo de Deus.
Muitos dizem que o pacto de Deus com Davi foi “incondicional”, mas isso não é manifestamente verdade.
Foi baseado no fato de David agradar a Deus cf. 2 Sam. 13:13, 1 Reis 11:38, e seus descendentes só foram garantidos a realeza com a condição de que eles obedecessem a Deus 1 Reis 2: 4, 8:25, 9: 4-5, Salmos. 132: 12. Caso contrário, a linha davídica fracassaria - como eventualmente fez Jer. 36:30
O fato de que a linha seria restaurada mais tarde Jer. 33: 14-16 - mais notavelmente através de Jesus, o "filho de Davi" Matt. 1: 1, etc. - não impediu que descendentes individuais de Davi fossem rejeitados como reis ou que a linha fosse suspensa por causa do pecado.
O mesmo é verdade para os israelitas individuais. Eles também podem perder seu lugar no povo escolhido.
Numerosas passagens indicam que um Israelita ofensivo deve ser “cortado do seu povo” Gên. 17:14, Êx. 30:33, 39, 31:14, Lev. 7: 20-21, 25, 27, 17: 4, 9, 18:29, 19: 8, 20:18, 23:29, Nm. 9:13, 15:30.
Eventualmente, os pecados da nação cresceram em tais proporções que Deus declararia, "você não é meu povo e eu não sou o seu Deus". 1: 9, embora ele profetizou que ele iria levá-los de volta Hos. 1:10, 2: 1, 23.
O Novo Testamento também reflete sobre a maneira como Deus preserva seu relacionamento com Israel, observando que “nem todos os que são descendentes de Israel pertencem a Israel”. 9: 6 e que dentro do povo como um todo há ambos os pecadores e um justo "remanescente" Rom. 11: 5, que pode ser descrito como "os eleitos" Rom. 11: 7
Essa compreensão dos justos é justa como os eleitos encontrados no Antigo Testamento?
Três passagens especiais
Cada passagem citada acima, identificando Israel como o povo escolhido de Deus, deixa claro de uma forma ou de outra que a passagem está falando da nação como um todo - por exemplo, referindo-se a eles como “Israel”, como “Jacó”, como filhos de Jacó ”, como o“ povo escolhido ”.
No entanto, existem três textos nos deuterocanônicos - Tobias 8:15 e Sabedoria 3: 9 e 4: 15 - que simplesmente falam dos eleitos de Deus sem indicar que o povo de Israel como um todo está à vista.
O eleito em Tobit
Tobit 8:15 parece se referir a Israel como o povo de Deus na Versão Padrão Revisada porque fala do “povo escolhido” de Deus abençoando-o para sempre. No entanto, a palavra "pessoas" não está no grego.
Na verdade, o grego desta passagem varia em diferentes manuscritos, mas dois fatores pesam a favor de sua referência aos "escolhidos" de Deus sendo uma referência ao povo de Israel em geral.
Primeiro, este é de longe o uso coletivo mais comum do termo, como vimos acima.
Segundo, o texto é comumente reconstruído para ler: “deixe todos os teus anjos e teus escolhidos. te abençoe para sempre.
O paralelo entre os anjos de Deus e seus escolhidos sugere que o versículo deve ser entendido como desejando que os anjos louvem a Deus no céu e que Israel o louve na terra, especialmente no templo, dado o paralelismo entre os templos celestiais e terrestres de Deus.
O eleito na sabedoria
Quando chegamos às passagens da Sabedoria, no entanto, a situação é diferente.
Ambos ocorrem em contextos em que o povo judeu como um todo não está em discussão. Em vez disso, os justos são.
Naturalmente, os israelitas são freqüentemente chamados de santos de Deus, e eles são ordenados a se comportar de maneira justa. Os israelitas são até citados como "a nação dos justos" Esth. 11: 7 No entanto, isso não é um uso comum. Normalmente, os “justos” são contrastados com os iníquos ou com os pecadores, que muito bem podem ser de origem israelita.
Encontramos tais contrastes em sabedoria. O capítulo 3 do livro começa com uma meditação sobre os justos e como eles estão “nas mãos de Deus” v. 1 mesmo que tenham morrido v. 2-3. O mesmo capítulo também reflete sobre os "ímpios" que desprezam os justos v. 10.
Neste contexto, o autor escreve: "Aqueles que nele confiam entenderão a verdade, e os fiéis permanecerão com ele em amor, porque a graça e a misericórdia estão sobre os seus eleitos, e vigia os seus santos" Sab. 3: 9 .
Embora não seja impossível que aqui “seus eleitos” sigam os israelitas, tal concepção nacionalista definitivamente não está em primeiro plano.
Em vez disso, "os eleitos" são identificados com "os fiéis" e "aqueles que confiam nele" mencionados neste versículo e com os "justos" o assunto da meditação geral.
O mesmo é ainda mais evidente no próximo capítulo, que continua uma meditação sobre os iníquos antes de retomar a consideração dos justos no versículo 7.
Especificamente, o autor começa a contemplar os justos que morrem cedo vv. 7-8, 10-11, 13-14, 16-17. Em toda parte, o homem justo é conhecido por evitar o mal e é contrastado com os "pecadores" v. 10 e "os ímpios" v. 16.
Nesse contexto, o autor escreve: “No entanto, os povos viram e não entenderam a morte do justo, nem levaram isso tão a sério, que a graça e misericórdia de Deus estão com seus eleitos e vigiam seus santos”. 4:15
Pode-se suspeitar que aqui “os eleitos” poderiam se referir aos israelitas com base no contraste com “os povos”, mas a palavra usada em grego não é ethnoi - a palavra normal usada para “gentios” - mas laoi, e provavelmente inclui todos , Judeus e gentios, como seria de esperar numa comunidade mestiça como Alexandria, onde a sabedoria provavelmente foi escrita.
Mesmo se a leitura “gentios” fosse a preferida, no entanto, o foco ainda estaria no destino do judeu justo, em contraste com os iníquos, e essa passagem ainda pareceria estar usando “seus eleitos” como uma referência para o eticamente. justo.
Assim, parece que o conceito de “os eleitos” como os justos, e não simplesmente como israelitas, ocorre no Antigo Testamento, embora no que era provavelmente o último de seus livros a serem escritos.
Não é incondicional
Se estivermos corretos que a Sabedoria vê o justo como escolhido por Deus, ele não apresenta esta eleição como incondicional. No texto, a base para a escolha não é a vontade arbitrária de Deus.
O foco, ao contrário, está no comportamento ético dos justos, em contraste com o comportamento antiético dos iníquos. Nesse contexto, os primeiros são pronunciados como "eleitos".
A eleição é baseada no comportamento correto do indivíduo. Ser justo faz um eleito; ser eleito não faz aqui um justo.
Não solúvel
Visto que o texto está discutindo pessoas justas que morreram, a questão de se a retidão - e, portanto, a eleição - pode ser perdida não surge na Sabedoria 3-4.
No entanto, outras passagens do Antigo Testamento deixam claro que a cosmovisão hebraica via a justiça como perdida.
Notavelmente, Ezequiel contém repetidas advertências no sentido de que “se um homem justo se desviar da sua justiça e cometer iniqüidade, e eu puser uma pedra de tropeço diante dele, ele morrerá” Ezek. 3:20; cf. 18:24, 26, 33: 12-13, 18.
A possibilidade de perder a justiça está longe de ser única para Ezequiel. A possibilidade dos justos se voltarem para o pecado é vislumbrada em muitas passagens e é aplicada até mesmo no nível de nações inteiras, cf. Jer. 18: 9-10.
Se uma coisa é certa, o Antigo Testamento não tem um ponto de vista “uma vez justo, sempre justo”.
Conclusão
Neste estudo e no anterior, vimos que Deus escolhe lugares, pessoas e grupos específicos no Antigo Testamento.
Estes são geralmente escolhidos para cumprir funções específicas: estar onde o sacrifício é oferecido a ele o templo, para ministrar a ele Arão, para governar seu povo Davi, para ser o povo unicamente consagrado a ele Israel.
Estas eleições não são apresentadas no texto como incondicionais ou baseadas na escolha arbitrária de Deus. Em vez disso, as razões para a escolha são geralmente dadas.
As eleições também não são apresentadas como desfavoráveis: Deus não elegeu Jerusalém como o local do sacrifício, permitindo que os babilônios destruíssem o templo, ele permitiu que a linhagem davídica terminasse por causa dos pecados dos reis, e declarou que os sacerdotes araônicos não eram seus sacerdotes e que Israel não era mais seu povo.
Em sua misericórdia, ele finalmente restaurou cada uma dessas eleições, mas a questão é que indivíduos podem perder seu status de eleito através do pecado.
No final do período do Antigo Testamento, encontramos passagens na Sabedoria que concebem os justos como eleitos de Deus - uma eleição baseada na fidelidade de alguém a Deus em vez da identidade nacional.
Até que ponto isso se transfere para o Novo Testamento?